9 em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas e a prevenção é fundamental, é o que declara a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Muita gente ainda evita o tema, ainda considerado tabu, apesar das estatísticas absurdamente crescentes!
São muitos os fatores que vulnerabilizam a saúde emocional do indivíduo. Embora não existam estudos que comprovem cientificamente a associação com a intenção de suicidalidade (ou o ato consumado) há fortes indícios que, sim, podem conduzir a ações extremas - e irreversíveis!
1) Exposição continuada a agrotóxicos. Agora estão mesmo "forçando" agricultores a usar máscaras, já que os números de suicídios no campo não param de crescer. Como no mundo inteiro, aliás.
2) Perda de emprego, sem perspectiva de nova colocação.
3) Crises políticas e econômicas, que acarreta uma insegurança feroz em tantos indivíduos.
4) Discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.
5) Agressões psicológicas e-ou físicas.
6 ) Sofrimento no trabalho.
7) Diminuição ou ausência de autocuidado.
8) Conflitos familiares.
9) Perda de um ente querido.
10) Doenças crônicas, dolorosas ou incapacitantes.
Existe a crença de que falar sobre aumenta o número, o que não é verdade. É imprescindível que, em momentos difíceis, as pessoas consigam pedir ajuda para familiares, amigos ou um médico. E que seja dada a devida atenção e não, simplesmente, aceitar uma prescrição de antidepressivo ou análogo.
Carinho, atenção, ombro amigo, melhora na dieta, sono de qualidade, tomar sol, ou, na falta deste, vitamina D, tudo ajuda! Só não vale é desistir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário