sexta-feira, 20 de setembro de 2019

O riso como levantador do astral e prevenção ao suicídio

Riso, uma linguagem universal, promove equilíbrio emocional





Marise Jalowitzki

O inferno que tantas vezes pode tomar conta das emoções humanas é, certamente, por todos conhecido. Uns conseguem lidar, outros se deixam dominar e, por fim, há os que desistem de lutar para sair desta. Situações as quais, muitas vezes, não temos nenhum controle ou condição de mudar.

Isto se dá em nível individual e, em certos períodos, também em comunidades e-ou grupos.

Falar sobre o poder do riso é o enfoque deste post. Se você tem uma pessoa conhecida que está passando por perrengues sérios, leve-a a passear, tomar ar puro, ver outros cenários, comer alimentos que aumentam a serotonina, tentar ter um sono o mais reparador possível (melhor ainda se isento de medicação pesada, indutora) e, ajude-a a rir. Fazer rir alguém que está depressivo  é bem difícil, mas, por menor que seja a reação, sempre tem um efeito benéfico na mente e coração. 

E se você está em uma fase down, pesada, não hesite em procurar alguma palhaçada, algo que o faça rir ou, pelo  menos, que o irrite pela imbecilidade. Sim, vale também, pois sacode as células que teimam em querer ficar inertes.




A risada é uma emoção social, usada para manter laços, vínculos de afetividade, promover a sensação de pertencimento.

Rir é uma emoção básica
Os sons do riso são simples, variam pouco de indivíduo para indivíduo, são repetitivos, nada difíceis de assimilar, controlados por um sistema cerebral ancestral. 

Quando uma pessoa sofre um acidente vascular, por exemplo, pode ser impedida de falar, mas pode manter sua capacidade de rir e chorar. 

Os sons emitidos durante uma risada não são produzidos por movimentos dos lábios, língua ou palato. São músuculos do peito fazendo pressão na caixa toráxica para que o ar saia.


Riso, uma linguagem universal, promove equilíbrio emocional

Rimos "do mesmo jeito" em qualquer idioma e pessoas de diferentes regiões do planeta reconhecem o ato de rir, expressão que deriva de brincadeiras, de diversão. Rir confere leveza, descontração, dá uma impressão que as coisas - mesmo as dificeis - podem ser contornadas, enfrentadas, transpostas.

Todos os mamíferos brincam, especialmente quando são jovens e, alguns, como humanos, cachorros, lontras e ratos, brincam por toda a vida. Retirar desta capacidade ações de salvaguarda da integridade e sanidade é tudo de bom.


Rir e fazer rir, tática que funciona

O fazer rir foi estratégia também durante a 2ª Guerra Mundial, para  proporcionar aos cidadãos alemães atingidos algo mais  em que pensar, não só nos horrores da guerra. É o que chamamos de "embaralhar as ideias".


Robert Lucas - BBC

E foi o que fez o exilado austríaco Robert Lucas, da BBC, que resolveu criar alguns personagens e satirizar a medonha situação. Era 1940 e, enquanto o Exército liderado por Hitler avançava pela Europa, ameaçando a invasão da Inglatera, Robert Lucas estava resolvido em "lutar pelas almas dos alemães". Foi assim que nasceram Adolf Hirnschal, Frau Wernicke e Kurt und Willi. 

Programas semanais ou quinzenais eram lançados para aqueles que conseguiam sintonizar. Deu certo! 

Tão logo foi promulgado o final da guerra, os sobreviventes passaram a enviar muitas cartas de agradecimento.

"As transmissões de Londres me salvaram do suicídio durante os dias mais horríveis da guerra de Hitler", afirma uma carta dos arquivos da BBC. 

"É graças à BBC e somente à BBC que eu tive força moral para não ser cúmplice", diz outra carta.

Muitas das mensagens enviadas destacavam os programas de sátiras: "Vocês também nos trouxeram um humor que tornou o insuportável suportável para nós".

"Quão bem vocês entendem a alma do povo”.

Foram 5 anos de difusão, exemplo seguido também pela rádio Moskau e por vários outros trabalhos.

Satirizar a desgraça tem, sim, um gosto amargo, mas faz transcender. Retira da vitimização que tanto machuca e adoece. 


Pesquisas no site da BBC:
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2019/09/16/como-britanicos-usaram-o-humor-para-desafiar-hitler-dentro-da-alemanha.htm

https://www.bbc.com/portuguese/geral-37758077



Trechos publicados em matéria da BBC
(...)

Neste 2019 (15/9), uma sátira sobre o período nazista, Jojo Rabbit, venceu o Festival de Toronto, considerado uma prévia do Oscar. 

Kurt und Willi também foi roteirizado por Bruno Adler. O programa é uma série de diálogos entre dois amigos: o antigo professor e o segundo oficial do Ministério da Propaganda alemão. Enquanto discutem os eventos da guerra bebendo cerveja em um bar de Berlim, Kurt assume o papel do ingênuo alemão médio. Willi é um oportunista cínico e imoral, vazando para o amigo os mais recentes subterfúgios, truques e tolices inventados pelo Ministério da Propaganda.



Perdido na tradução 

O conteúdo peculiar dos programas deve ser entendido no contexto dessa curiosa aliança. Adolf Hirnschal é uma série de cartas fictícias escritas por um cabo alemão a sua esposa enquanto está na linha de frente na guerra. O protagonista lê as cartas ao seu companheiro de luta antes de serem postadas. Na superfície, Adolf Hirnschal é dedicado ao seu "amado Führer". No entanto, são tão exageradas suas exclamações de lealdade que a intenção é clara: expor a superficialidade e a mentira do discurso nazista. Em sua primeira carta após a guerra ser declarada na Rússia, em 1941, ele conta à esposa como recebeu as notícias de seu tenente de que eles estão para a fronteira russa: "Eu pulo de alegria e digo: 'Senhor tenente, solicitando permissão para expressar que estou tremendamente satisfeito por estarmos agora confraternizando com os russos. Nosso amado Führer já não disse em 1939 que nossa amizade com os russos é irrevogável e irreversível?


Charlie Chaplin também satirizou em O Grande Ditador as atrocidades dos nazistas.



O riso nos lembra do que significa ser humanoA mera existência dos programas satíricos não mostrava fé no intelecto e, acima de tudo, na humanidade da plateia?



Lembrete:

Outras formas eficientes de obter serotonina



SOL - A exposição permite obter Vitamina D - Maior regulador do sistema imunológico, confere ânimo e bom humor - A Vitamina D modifica o funcionamento de 4mil genes em cada uma das células do sistema imunológico. Dose diária: 10mil UI/dia. Ou 20 minutos de sol por dia, caso seja jovem e se exponha de bermuda e regata = 10mil UI/dia. (Dr. Cícero Coimbra)

ÁGUA - beber água pura ou em chazinhos, preferencialmente sem açúcar (e, caso queira adoçar, sempre com açúcar mascavo ou demerara, que são os menos tóxicos). A água leva oxigênio a todo o organismo, incluindo o cérebro e esta é a razão de melhorar o ânimo!

EXERCÍCIOS FÍSICOS - pelo menos caminhadas de 20 a 30 minutos/dia. Ou praticar esportes, frequentar academia, dançar, movimentar-se de forma plena e saudável.

E lembre-se: corpo são, mente sã!! E corpo saudável advém de uma dieta saudável e equilibrada, proporcionando leveza e felicidade!

BOA SORTE em tudo que fizer! 








Nenhum comentário:

Postar um comentário