segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Prevenção ao suicídio - Existe um guia?

 


"Não existe um "guia" por meio do qual basta seguir algumas regras e o suicídio será evitado. Mas essas explicações e informações podem ser o primeiro passo para lidar com a ideação suicida da melhor forma possível.

Não subestime seu amigo, parente ou companheiro que fala em se matar. Não importa se ele o faz em "tom de brincadeira", usando metáforas ou em uma situação aparentemente fora de contexto. Não se deixe levar pela ideia de que "ele nunca faria isso" porque você "o conhece bem". Tampouco se apoie no comportamento alheio para tirar conclusões como "ele está agindo de tal modo, alguém que se mata jamais faria isso".

Escute, converse, fique de olho, tente entender o que está se passando. Sem desespero ou decisões precipitadas. Tudo começa com pequenas atitudes. Já parou para pensar que uma única conversa, um único momento no qual a pessoa é realmente ouvida, pode mudar tudo e tirá-la do caminho que todos querem evitar?

E o mais importante: se for o caso, busque ajuda profissional. Só um especialista saberá avaliar a real situação e qual o tratamento adequado."

Para continuar lendo esta matéria, cliquehttps://www.uol.com.br/vivabem/especiais/conteudo-de-marca/libbs-suicidio-do-pensar-ao-agir.htm

Link desta publicação (excerto de matéria UOL-VivaBem)https://suicidionao-sempretemquemseimporta.blogspot.com/2020/09/prevencao-ao-suicidio-existe-um-guia.html

Querendo, leia também: 

A última noite de um amigo


Lidando com a impotência  (Foto: Arquivo Pessoal)


https://suicidionao-sempretemquemseimporta.blogspot.com/2020/01/a-ultima-noite-de-um-amigo-quando-se.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário